O que é a Trindade?

  O Breve Catecismo de Westminster diz que existe somente um Deus, e este Deus subsiste em três pessoas: Pai Filho e Espírito Santo. E estas três Pessoas possuem a mesma substância, sendo iguais em poder e glória. De forma alguma as Escrituras ensinam que existem três deuses, bem como também não ensina que este Deus se disfarça de outras pessoas para se comunicar com a humanidade, como já imaginaram alguns. Tudo o que podemos afirmar sobre a doutrina da Trindade surgiu diretamente da Bíblia, não sendo e nem podendo ser fonte da elucubração humana, dada a complexidade da doutrina e nossa limitada compreensão. No livro “A Handbook of Christian Truth”, de Harold Lindsell and Charles J. Woodbridge (p.51-52) há uma frase baseada num sermão de Robert South (séc XVII), que se tornou muito famosa e é bastante feliz sobre este assunto, que diz: "A mente do homem não pode entender completamente o mistério da Trindade. Aquele que tentar entender completamente o mistério perderá a cabeça; m

O Deus que transforma de dentro para fora


E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Êxodo 3.5 (ARA)

Ao nos depararmos com momentos em nossas vidas em que temos que tomar grandes decisões, momentos em que recebemos grandes responsabilidades, sempre nos perguntamos se somos capazes, se conseguiremos.

Com as coisas do Senhor também nos sentimos assim... A Bíblia nos conta um interessante exemplo desta realidade. O momento em que Moisés recebe a ordem do Senhor para guiar o povo de Israel à Terra prometida. (Ex. cap. 3)

Ao se aproximar do espinheiro que ardia em fogo, mas não se consumia, a voz do Senhor falou a Moisés para tirar as sandálias dos pés, pois o lugar onde pisara era santo.

Moisés que apascentava as ovelhas do seu sogro Reuel, viu-se diante do Anjo do Senhor. Deus lhe daria uma missão muito importante, mas primeiramente seus conceitos, sua visão sobre o Ser de Deus e sua auto-estima tinham que ser mudados, a ponto de torná-lo apto a tal missão.

Semelhantemente à Moisés, o Senhor quer nos transformar para podermos transformar o mundo! Todavia nossa visão de quem é Deus precisa ser apurada, a fim de que O sirvamos conforme Sua dignidade.

Por isso, ao exigir que Moisés tirasse as sandálias, o Senhor demonstrou:

Sua soberania

Ao tirar as sandálias, Moisés percebeu que não estava diante de outro, mas diante do Senhor, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores. Tratava-se de um ato de humilhação e reconhecimento.

Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.

Aí Moisés cobriu o rosto porque ficou com medo de olhar para Deus." Êxodo 3.6 (NTLH)

O que mais vemos em nossa geração são pessoas que se exaltam, se gloriam; que são tão soberbas em seus atos que mais parecem donas de si mesmas. Independentes de Deus! Pessoas assim não reconhecem o “território de Deus” porque pensam que têm em si tudo o que precisam; nas suas opiniões (verdades absolutas); não conseguem ser subservientes Àquele a quem chamam de Senhor.

O Senhor precisa reinar em sua vida para que as coisas realmente andem para frente. Reconheça a soberania de Deus, humilhe-se diante d'Ele e veja-O guiar a sua vida!

Ao mandar tirar as sandálias, Deus mostrou a Moisés que Sua santidade deveria ser reconhecida.

Assim como o lugar onde Moisés entrara era Santo a ponto de ter de descalçar-se, nós que vivemos com o Senhor, temos que estar da forma que o “habitat” nos exige.

Se o lugar onde Deus está é Santo, ao estarmos nele, temos que nos santificar. A questão é que o Senhor, Santo, Santo, Santo, habita em nossos corações.

E o seu coração, também está santo?

Os ídolos, a corrupção, o desamor, as murmurações e as ambições da vida sujam o solado das nossas sandálias. Temos, portanto, que nos purificar, a fim de vivermos uma vida santa; e para que possamos estar no “metro quadrado” onde Deus está, e quer que estejamos, a saber, no centro de Sua vontade!

Porquanto está escrito: sede Santos porque eu sou Santo.”   - 1 Pedro 1.16 (ARA)

Moisés ouviu, reconheceu, e foi um agente da transformação de Deus para seu povo. Através dele, Deus se manifestou ao povo de Israel. Mas para que isso acontecesse, Deus antes o transformou, tirou sua insegurança, seu embaraço com as palavras, e deu-lhe aliados, para que assim, em nome do Senhor, ele transformasse uma nação!

O Senhor quer remover de você sua insegurança, seu embaraço espiritual, quer ser seu aliado. Mas para que isso aconteça, você precisa se humilhar, tirar suas sandálias e ouvi-Lo, servi-Lo, para que você seja transformado, transforme sua realidade e, a exemplo de Moisés, seja reconhecido como amigo de Deus.

Pr. Luan Almeida (Abril de 2010).

Comentários