O que significa a palavra "amém"?


A palavrinha "Amém" é recitada todo dia por milhares de cristãos em todo o mundo, mas no fundo não paramos para pensar o que ela significa. Eu mesmo passei muito tempo sem saber ao certo o que quer dizer; muitos dos que leem esse post talvez já saibam o que significa, mas é sempre bom falar para anunciar aos que precisam saber.
Segundo a Wikipédia, Amém (Hebraico: אָמֵן, Árabe: آمين, ’Āmīn; amén - gr.) é a palavra hebraica que indica uma afirmação ou adesão às vezes matizada de desejo, e pela qual terminam muitas orações no Cristianismo, no Islamismo e no Judaísmo. Tem o sentido original de confirmação de um fato, algo imutável e nunca foi traduzida para não perder a exatidão do significado. Pode traduzir-se em português, pelas expressões “assim seja”, “verdadeiramente” etc. 
Ou seja, toda vez que pronunciamos Amém no fim de nossas orações, estamos confirmando os nossos pedidos [que assim seja] a Deus, sendo sinceros com Ele [verdadeiramente]. É uma palavra forte, usada pelo Senhor Jesus várias vezes ("em verdade vos digo" - amén, amén - gr), tão importante quanto a palavra Aleluia (Louvai ao Senhor), indispensáveis no vocabulário de um cristão. Por isso, agora, quando você orar, já sabe o que significa Amém. 

Pr. Luan Almeida

Comentários