O que é a Trindade?

  O Breve Catecismo de Westminster diz que existe somente um Deus, e este Deus subsiste em três pessoas: Pai Filho e Espírito Santo. E estas três Pessoas possuem a mesma substância, sendo iguais em poder e glória. De forma alguma as Escrituras ensinam que existem três deuses, bem como também não ensina que este Deus se disfarça de outras pessoas para se comunicar com a humanidade, como já imaginaram alguns. Tudo o que podemos afirmar sobre a doutrina da Trindade surgiu diretamente da Bíblia, não sendo e nem podendo ser fonte da elucubração humana, dada a complexidade da doutrina e nossa limitada compreensão. No livro “A Handbook of Christian Truth”, de Harold Lindsell and Charles J. Woodbridge (p.51-52) há uma frase baseada num sermão de Robert South (séc XVII), que se tornou muito famosa e é bastante feliz sobre este assunto, que diz: "A mente do homem não pode entender completamente o mistério da Trindade. Aquele que tentar entender completamente o mistério perderá a cabeça; m

O que significa a palavra "amém"?


A palavrinha "Amém" é recitada todo dia por milhares de cristãos em todo o mundo, mas no fundo não paramos para pensar o que ela significa. Eu mesmo passei muito tempo sem saber ao certo o que quer dizer; muitos dos que leem esse post talvez já saibam o que significa, mas é sempre bom falar para anunciar aos que precisam saber.
Segundo a Wikipédia, Amém (Hebraico: אָמֵן, Árabe: آمين, ’Āmīn; amén - gr.) é a palavra hebraica que indica uma afirmação ou adesão às vezes matizada de desejo, e pela qual terminam muitas orações no Cristianismo, no Islamismo e no Judaísmo. Tem o sentido original de confirmação de um fato, algo imutável e nunca foi traduzida para não perder a exatidão do significado. Pode traduzir-se em português, pelas expressões “assim seja”, “verdadeiramente” etc. 
Ou seja, toda vez que pronunciamos Amém no fim de nossas orações, estamos confirmando os nossos pedidos [que assim seja] a Deus, sendo sinceros com Ele [verdadeiramente]. É uma palavra forte, usada pelo Senhor Jesus várias vezes ("em verdade vos digo" - amén, amén - gr), tão importante quanto a palavra Aleluia (Louvai ao Senhor), indispensáveis no vocabulário de um cristão. Por isso, agora, quando você orar, já sabe o que significa Amém. 

Pr. Luan Almeida

Comentários