O que é a Trindade?

  O Breve Catecismo de Westminster diz que existe somente um Deus, e este Deus subsiste em três pessoas: Pai Filho e Espírito Santo. E estas três Pessoas possuem a mesma substância, sendo iguais em poder e glória. De forma alguma as Escrituras ensinam que existem três deuses, bem como também não ensina que este Deus se disfarça de outras pessoas para se comunicar com a humanidade, como já imaginaram alguns. Tudo o que podemos afirmar sobre a doutrina da Trindade surgiu diretamente da Bíblia, não sendo e nem podendo ser fonte da elucubração humana, dada a complexidade da doutrina e nossa limitada compreensão. No livro “A Handbook of Christian Truth”, de Harold Lindsell and Charles J. Woodbridge (p.51-52) há uma frase baseada num sermão de Robert South (séc XVII), que se tornou muito famosa e é bastante feliz sobre este assunto, que diz: "A mente do homem não pode entender completamente o mistério da Trindade. Aquele que tentar entender completamente o mistério perderá a cabeça; m

Por que o “peixinho” é o símbolo dos cristãos?


Muitas pessoas o usam, se identificam com ele como símbolo cristão, mas não sabem o que significa o ICHTHUS. Para muitos o significado do “peixinho” ser o símbolo dos cristãos vem da passagem da multiplicação dos pães, porém o seu real significado se encontra em registros históricos antigos.

Na verdade a palavra ιχθυς (peixe em grego) foi usada para se criar um acróstico: “Iésous Christós Theou Huiós Sõter”. Ou seja: “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Assim sendo:
I – IESUS (JESUS)
Ch – CHRISTOS (CRISTO) 
Th – THEOS (DEUS) 
U – (H)UIOS (FILHO)
S – SÕTER (SALVADOR)


Com a perseguição dos cristãos primitivos, o “peixe” era usado para marcar os lugares mais que secretos onde suas reuniões seriam feitas, como uma forma de seta indicadora. Seria um símbolo conhecido somente pelos cristãos. Outra explicação é que para os cristãos perseguidos daquela época se identificarem, começavam a desenhar o ICHTHUS no chão; se o outro completasse o desenho, teria a confirmação.

Sempre que aprendo sobre a história dos cristãos, me apaixono mais ainda pela palavra de Deus, que nos exorta sobre a manutenção da nossa fé e na perseverança sobre este mundo mal. O ICHTHUS para os crentes daquela época era um símbolo para mostrar que eram seguidores de Cristo, hoje os tempos são outros. Não precisamos usar símbolos para mostrarmos quem somos, porém infelizmente alguns usam símbolos físicos e esquecem-se que têm que ser símbolos ambulantes. Símbolos do amor e da glória de Cristo. Temos uma marca muito mais significativa em nossos corações, o Espírito Santo, sinal do amor de Deus. Cabe a nós, honrarmos esse Deus que vive em nós e vivermos à Sua maneira, para que essa marca se torne cada vez mais aparente em nós!

Pr. Luan Almeida (2010).

Comentários