Por que o “peixinho” é o símbolo dos cristãos?


Muitas pessoas o usam, se identificam com ele como símbolo cristão, mas não sabem o que significa o ICHTHUS. Para muitos o significado do “peixinho” ser o símbolo dos cristãos vem da passagem da multiplicação dos pães, porém o seu real significado se encontra em registros históricos antigos.

Na verdade a palavra ιχθυς (peixe em grego) foi usada para se criar um acróstico: “Iésous Christós Theou Huiós Sõter”. Ou seja: “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Assim sendo:
I – IESUS (JESUS)
Ch – CHRISTOS (CRISTO) 
Th – THEOS (DEUS) 
U – (H)UIOS (FILHO)
S – SÕTER (SALVADOR)


Com a perseguição dos cristãos primitivos, o “peixe” era usado para marcar os lugares mais que secretos onde suas reuniões seriam feitas, como uma forma de seta indicadora. Seria um símbolo conhecido somente pelos cristãos. Outra explicação é que para os cristãos perseguidos daquela época se identificarem, começavam a desenhar o ICHTHUS no chão; se o outro completasse o desenho, teria a confirmação.

Sempre que aprendo sobre a história dos cristãos, me apaixono mais ainda pela palavra de Deus, que nos exorta sobre a manutenção da nossa fé e na perseverança sobre este mundo mal. O ICHTHUS para os crentes daquela época era um símbolo para mostrar que eram seguidores de Cristo, hoje os tempos são outros. Não precisamos usar símbolos para mostrarmos quem somos, porém infelizmente alguns usam símbolos físicos e esquecem-se que têm que ser símbolos ambulantes. Símbolos do amor e da glória de Cristo. Temos uma marca muito mais significativa em nossos corações, o Espírito Santo, sinal do amor de Deus. Cabe a nós, honrarmos esse Deus que vive em nós e vivermos à Sua maneira, para que essa marca se torne cada vez mais aparente em nós!

Pr. Luan Almeida (2010).

Comentários