O que é a Trindade?

  O Breve Catecismo de Westminster diz que existe somente um Deus, e este Deus subsiste em três pessoas: Pai Filho e Espírito Santo. E estas três Pessoas possuem a mesma substância, sendo iguais em poder e glória. De forma alguma as Escrituras ensinam que existem três deuses, bem como também não ensina que este Deus se disfarça de outras pessoas para se comunicar com a humanidade, como já imaginaram alguns. Tudo o que podemos afirmar sobre a doutrina da Trindade surgiu diretamente da Bíblia, não sendo e nem podendo ser fonte da elucubração humana, dada a complexidade da doutrina e nossa limitada compreensão. No livro “A Handbook of Christian Truth”, de Harold Lindsell and Charles J. Woodbridge (p.51-52) há uma frase baseada num sermão de Robert South (séc XVII), que se tornou muito famosa e é bastante feliz sobre este assunto, que diz: "A mente do homem não pode entender completamente o mistério da Trindade. Aquele que tentar entender completamente o mistério perderá a cabeça; m

A melhor coisa a se fazer depois de orar é... dormir!

Com isto não quero dizer que somente se deve orar à noite, antes do descanso do dia. Mas, o melhor a se fazer depois de uma oração é dormir... Isso mesmo! Dormir! Quando não dormimos, na maioria dos casos em que demoramos a pegar no sono ou mesmo não conseguimos dormir, ficamos horas pensando na vida, nos problemas, e em como soluciona-los... Somos tomados pela ansiedade e o desejo de termos tudo em nossas mãos, de resolvermos as situações da melhor maneira, segundo intentos do nosso enganoso coração.

No entanto, esta prática é opositora do que deve ser feito por um filho de Deus. Pois, quando oramos, afirmamos em nossas preces que Ele sabe das coisas melhor que nós, que pode resolve-las da melhor maneira possível e que, temos fé, confiamos n'Ele como nosso provedor, Senhor e sustentador. Não é um contrassenso afirmarmos que entregamos nossas vidas em Suas mãos e andarmos ansiosos pelo que acontecerá?


Ele nos garante em Sua Palavra que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, pelo que vamos vestir, comer, porque em tudo o Supremo Pastor nos susterá (Sl 23.1; Fp 4.6; Mt 6.11, 25-34). Além disso, devemos ter sempre em mente que é Ele quem passeia pelo tempo, que conhece tudo, pode tudo e faz tudo quanto lhe apraz, não nos excluindo de Seus propósitos, antes fazendo todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que O amam e são chamados segundo o Seu glorioso propósito (Rm 8.28). É Deus quem nos diz "não temas" todos os dias e garante que apresentando nossas vidas ante Ele, não precisaríamos nos afligir.


Se você pertence a Deus, em Cristo Jesus. Se Ele reina, senhoria e soberana sobre sua vida, ore e durma! E este 'dormir' não é um dormitar físico, mas o descansar a alma no Senhor, pois é em Seus braços que temos refúgio, é sobre suas asas descansamos, é Ele quem tudo fará (Sl 57.1; 91.9; 32.5)!
Mostre a si mesmo que é capaz de confiar no onipotente Redentor. Ansiedade, medo, desespero e ceticismo ativista são inúteis perante o Rei dos Céus e Terra. Derrame suas súplicas em Deus; ore, clame, chore, apresente todas as suas petições ante o trono da graça e durma! Descanse no Senhor que atenderá conforme Sua boa, agradável e perfeita vontade. Durma no Senhor, porque aos Seus amados, Ele dá, enquanto dormem (Sl 127.2).


Pr. Luan Almeida

Comentários