O que é a Trindade?

  O Breve Catecismo de Westminster diz que existe somente um Deus, e este Deus subsiste em três pessoas: Pai Filho e Espírito Santo. E estas três Pessoas possuem a mesma substância, sendo iguais em poder e glória. De forma alguma as Escrituras ensinam que existem três deuses, bem como também não ensina que este Deus se disfarça de outras pessoas para se comunicar com a humanidade, como já imaginaram alguns. Tudo o que podemos afirmar sobre a doutrina da Trindade surgiu diretamente da Bíblia, não sendo e nem podendo ser fonte da elucubração humana, dada a complexidade da doutrina e nossa limitada compreensão. No livro “A Handbook of Christian Truth”, de Harold Lindsell and Charles J. Woodbridge (p.51-52) há uma frase baseada num sermão de Robert South (séc XVII), que se tornou muito famosa e é bastante feliz sobre este assunto, que diz: "A mente do homem não pode entender completamente o mistério da Trindade. Aquele que tentar entender completamente o mistério perderá a cabeça; m

A Reforma e a família


No dia 31 de outubro, os cristãos protestantes comemoram os 500 anos da Reforma. Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, protestou contra a Igreja Romana, afixando, à porta da Capela do Castelo de Wittenberg, as famosas 95 teses, contra vários pontos teológicos da doutrina católica. Tudo começou quando Lutero descobriu que a salvação era pela fé somente e não por obras. Foi um precioso momento de retorno a Palavra de Deus, e a uma vivência cristã genuína, pautada no princípio de que toda a vida do crente, em todos os seus aspectos é um verdadeiro culto prestado a Deus, e isto inclui nossa vida familiar. Como cristãos protestantes, devemos meditar nos princípios da Reforma (5 Solas), a fim de tirarmos da Escritura Sagrada, as orientações para termos um lar edificado pelo Senhor:
 
1- Somente a Escritura: 2 Tm 3.16-17
Cremos que a Palavra de Deus é suficiente e eficaz para nos instruir à salvação e nossa nova vida com Deus. Ela é a revelação última e perfeita do Senhor. E em sua suficiência, é útil para a nossa vida familiar e cada membro da nossa família. Isto significa, que é a Bíblia quem deve dizer como criar os filhos (Ef 6.4); como a esposa deve tratar o marido (Cl 3.18); como o marido deve tratar a esposa (Ef 5.25) e os filhos aos pais (Ef 6.1).



2- Somente Cristo: 1 Timóteo 2.5
Cremos que unicamente por Jesus Cristo o homem é salvo. Que a salvação foi realizada por Sua obra mediatória na cruz do calvário e é suficiente por si só para a nossa justificação e reconciliação com Deus. Observando esta questão crucial, percebemos o quão desesperadamente nossa casa precisa de Jesus. Se somente Ele é o caminho (Jo 14.6), Ele precisa ser pregado nos atos de cada ente, nas rodas de conversa, à mesa, no discipulado familiar, nos cultos domésticos, a fim de que nossa família seja verdadeiramente salva pelo Senhor (At 4.12).



3- Somente pela graça: Ef 2.8-9
Somos salvos da ira de Deus somente por sua graça (bênção não merecida a alguém que nunca poderia alcança-la). Na salvação, o Espírito Santo nos leva a Jesus Cristo, nos erguendo da morte para a vida sem nenhuma participação ou mérito humano.
No ambiente familiar, a compreensão da livre graça de Deus, constrói um lar de paz, harmonia e compreensão, à medida em que nos tornamos condescendentes com as limitações e os erros dos outros, dentro do entendimento de que se fomos aceitos gratuitamente, o perdão e o amor gracioso serão mera consequência (Ef 4.31-32).


4- Somente pela fé: Romanos 5.1
A salvação nos é imputada por justiça [Deus nos declara justos (sem culpa)] por meio da fé. A fé é a crença nas promessas de Deus sobre a salvação, consumadas em Cristo. Crer em Jesus significa aceitar que tudo o que era necessário para sermos salvos, foi feito por Ele. É, então, ama-Lo e confiar unicamente n’Ele. Esta fé, segundo a Bíblia, é um dom de Deus (Ef 2.8-9; 2 Tm 2.24-25).
Somente pela fé é possível crermos, à despeito do que diz o mundo, que a família “vai bem, obrigado!”, que o casamento é uma instituição mantida por Deus e que nossos filhos, antes de tudo, precisam conhecer o Evangelho e amar mais a Deus que aos pais. E que a vontade do Senhor para o nosso lar é boa, perfeita e agradável, mesmo em meio às tribulações. A fé é a fonte de paz, segurança e esperança que toda família necessita e sem a qual não se manterá firme contra as tempestades (Hb 11.1).

5- Glória somente a Deus: Is 42.8
A salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre (Jn 2.9).
Devemos, enquanto família, ter um objetivo bem definido e por este, lutar até alcançarmos: Viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para Sua glória somente. Assim, seremos bons maridos, esposas, filhos, familiares; nos doaremos e serviremos aos outros, não somente por causa das pessoas em nossa volta, mas principalmente para Deus (Cl 3.23). A Ele o sucesso de nossa família!



-CONCLUSÃO: Mt 7.24-28

Há 500 anos, o Senhor removeu as trevas com a luz do Evangelho e isto mudou o mundo. Sua família também precisa desta luz para ser transformada. Uma família reformada - como a Igreja - está sempre se reformando. Que estes pilares se tornem desafios para um culto agradável a Deus prestado no seu lar. 

Pr. Luan Almeida
Texto do Roteiro para o culto doméstico. Igreja Batista de Poxim, Canavieiras-BA.
Fonte: Declaração de Cambridge

Comentários