O que significa ALELUIA?

Aleluia é uma expressão muito usada pela maioria dos cristãos no mundo todo. Como forma de adoração, ela é dita para exaltar o nome do Deus da bíblia, o Senhor; já na cultura popular, aleluia é empregada de forma cômica, quando ocorre alguma coisa contrária à ordem natural das coisas, algo como um “milagre”. Entre os evangélicos, é uma expressão comumente utilizada, porém como existem entre nós poucos “bereanos” (Atos 17.11), seu real significado é desconhecido pela grande maioria. O resultado disso são pleonasmos, redundâncias, etc. Então para acabar com erros como “aleluia Deus”, “aleluia Jesus”, eis o significado da palavra ALELUIA.

ALELUIA é uma palavra traduzida do hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluya – Hebraico padrão) onde a primeira parte da palavra Hallelu (הַלְּלוּ) significa “Louvem! Adorem!” numa forma de elogio, e a segunda parte Yah (יָהּ) é uma abreviação do nome de Deus, Javé (YHWH). Portanto, ALELUIA quer dizer: “Louvem ao Deus Javé” ou “Adorem ao Deus Javé”.

Existe ainda outra teoria que defende que ALELUIA não possua nenhum significado exato, mas que seria somente uma expressão usada pelos judeus para demonstrar alegria. Tal teoria apoia-se no fato de que o nome de Deus (Javé) aparece incompleto, fato esse que para os judeus era inadmissível dado o respeito que tinham pelo nome do Senhor.

A palavra ALELUIA aparece 24 vezes no Antigo Testamento em início ou final de Salmos e no Salmo 135.3 em que aparece no meio, além de aparecer junto à palavra amém* no Salmo 106.48. Já no Novo Testamento, ALELUIA está presente 4 vezes no livro de Apocalipse na forma grega Αλληλούια.

“Por muitas vezes vi essa palavra sendo usada erroneamente ou demasiadamente por pessoas que sequer conhecem seu significado. É importante aprendermos essas pequenas coisas para que saibamos explicar ao mundo a razão da nossa fé.”

#SDG

Fontes: Wikipédia, dicionário Bíblia NTLH. Sociedade Bíblica do Brasil (Publicação 2002)


Comentários