O que é a Trindade?

  O Breve Catecismo de Westminster diz que existe somente um Deus, e este Deus subsiste em três pessoas: Pai Filho e Espírito Santo. E estas três Pessoas possuem a mesma substância, sendo iguais em poder e glória. De forma alguma as Escrituras ensinam que existem três deuses, bem como também não ensina que este Deus se disfarça de outras pessoas para se comunicar com a humanidade, como já imaginaram alguns. Tudo o que podemos afirmar sobre a doutrina da Trindade surgiu diretamente da Bíblia, não sendo e nem podendo ser fonte da elucubração humana, dada a complexidade da doutrina e nossa limitada compreensão. No livro “A Handbook of Christian Truth”, de Harold Lindsell and Charles J. Woodbridge (p.51-52) há uma frase baseada num sermão de Robert South (séc XVII), que se tornou muito famosa e é bastante feliz sobre este assunto, que diz: "A mente do homem não pode entender completamente o mistério da Trindade. Aquele que tentar entender completamente o mistério perderá a cabeça; m

A motivação, a ordem e a promessa de missões



Meditação publicada no caderno de orações do mês de oração e jejum da Igreja Batista da Califórnia (Itabuna-BA, 2019).

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Mateus 28:18-20

*   Reflexão: Temos nestes versículos uma palavra maravilhosa para nossas vidas quanto ao ide do Senhor Jesus para os seus discípulos (nós). Nestas, temos a motivação, a ordem e a promessa que envolve o ide e deve ser o combustível para todo o crente.

Em primeiro lugar, temos a motivação v.18-19a. Jesus nos diz que a razão primaz para fazermos missões está no fato de todo o poder nos céus e na terra foi dado a Jesus. Ele venceu a morte, destruiu as obras de satanás, levou cativo nosso pecado e agora reina triunfante sobre céus e terra. Ele é aquele a quem todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará o Seu senhorio (Fp 2.5-11). E é esta glória que devemos proclamar. É no nome do Todo-Poderoso que podemos sair e pregar. Nada pode resistir ao Seu poder! Pregue!

Em segundo lugar, temos a ordem (v.19-20a) e ela é completa! Não se restringe a entregarmos um folheto ou dizermos frases sem sentido ou distribuirmos “abraços grátis”. Vai muito além disso! O Senhor nos manda ir, discipular, batizar e ensinar. Isto significa relacionamento de ponta a ponta, do início ao fim. Desde ensinar a seguir a Cristo, até incluir o discipulando na igreja local (batismo) até caminhar com ele, ajudando-o e fortalecendo-o na sua fé (Hb 10.25). Somos todos comissionados à esta grande missão, de modo que nossa vida, família, emprego, dinheiro não é o principal, mas somente ferramentas para que cumpramos o real propósito da nossa existência: Fazer Jesus conhecido por todas as nações!

Por fim, temos uma promessa (v. 20b). Nosso Deus é gracioso! Além de ter nos dado uma motivação e explicitado a ordem a ser cumprida, ele nos dá uma grandiosa promessa: estará conosco todos os dias, até o fim! Podemos sair e pregar, dedicando nossas vidas à nossa missão, sabendo que Aquele que é maior que o que está no mundo vive em nós, nos capacita (At 1.8) e nos fortalece. Podemos pregar, na certeza de que Ele nos usará para fazer Seu nome conhecido e fazer com que as ovelhas que pertencem ao Seu rebanho sejam apascentadas. Ele não nos deixará, mas colocará as palavras certas, nos iluminará com a sabedoria e amor e nos suprirá com sua presença reconfortante e fortalecedora. Por isso, vá! Faça discípulos por Jesus, segundo a ordem de Jesus com a companhia do Senhor Jesus!

Ore para que seu coração seja motivado para missões. Para que sua vida sirva para cumprir a ordem do Senhor, como Ele estipula. Para que você sinta sua presença capacitadora.

Pr. Luan Almeida

Comentários